top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Santa Bárbara do Sul recebeu selo destaque de imunização contra a Poliomielite

O reconhecimento feito pelo Ministério Público Estadual, foi manifestado por meio do Ofício Circular 42/2022 do Gabinete do Procurador Geral de Justiça do Estado.

O reconhecimento está relacionado ao cumprimento das metas de imunização contra a Poliomielite - doença que pode causar paralisia infantil, durante a campanha de 2022, que atingiu ainda em setembro, 100% da cobertura vacinal.

O resultado foi obtido, conforme a secretária de Saúde Clediane Vargas, pela mobilização das equipes da Secretaria de Saúde, com a realização de busca ativa, ações de imunização em diferentes pontos e abertura de sala de vacinação em horários alternativos. Também é apontado como diferencial na campanha, a conscientização de pais e responsáveis.

No Estado, 327 municípios atingiram a meta de imunização contra a Poliomielite, que é de 95% das crianças até quatro anos. Outros 170 municípios não alcançaram a meta durante a campanha, mas a vacinação pode ser feita nos serviços de saúde municipais, segundo o calendário vacinal vigente.

O Brasil não detecta casos de Poliomielite desde 1989 e, em 1994, recebeu da Organização Pan- Americana da Saúde (OPAS) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem, em conjunto com todo o continente americano.

Texto e card: João Bóllico


 


bottom of page