top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Secretaria de Saúde leva Vacina Móvel pelos bairros de Santa Bárbara do Sul

Com o aumento gripal que vem surgindo em diversas cidades, a reportagem JM conversou com o secretário de Saúde Eberson Saggioratto (Neco), sobre ações para aumentar os índices de pessoas vacinadas para H1N1.

Neco informou que, em reunião com sua equipe administrativa e de vacinação na segunda-feira (15), foi definido estratégia inovadora em Santa Bárbara do Sul, fazer vacina móvel em todos os bairros do município a fim de facilitar o acesso da população à imunização da Influenza.

Esta ação foi de encontro à baixa procura pelo imunizante, onde em torno de 40% da população realizou a vacina até segunda-feira (15). Este índice preocupou as equipes da Secretaria de Saúde, que imediatamente se reuniram para traçar estratégia.

Já na quarta-feira (17), foi iniciada imunização pelos bairros São José Operário e Juventude, onde foram vacinadas mais de 100 pessoas.

Esta ação prosseguirá todos os dias, das 9 às 12h, até atingir todos os bairros do município. Não tem roteiro definido, pois depende da adesão da população enquanto o “Vacina Móvel” estiver passando pelas ruas, mas salientou o secretário: “Todos os bairros receberão o ‘Vacina Móvel’, basta observar o carro de som alertando q em seu bairro.

Popularmente conhecida como ‘Vacina da Gripe’, o imunizante contém anticorpos que estimulam a proteção a três cepas principais: A-H1N1, A-H2N3 e B, e sabemos que a vacina continua sendo a melhor alternativa para evitar formas graves de infecções respiratórias.

No entanto, é fundamental que os grupos prioritários continuem buscando as unidades de saúde para se vacinarem contra a Influenza, uma vez que essas pessoas apresentam maior risco de evoluir para hospitalizações e óbitos por gripe.

Também continua recomendada a vacina àqueles grupos mais expostos ao vírus em suas ocupações, como os profissionais de saúde, professores, caminhoneiros e também toda a população.

A população acima de 6 meses poderá se vacinar no Posto de Saúde Aparecida, das 7h30 às 13h30 e no Vacina Móvel.

Não deixe de se imunizar, quem não fez sua vacina busque a UBS Aparecida e até mesmo o carro do Vacina Móvel para se protegermais tarde não enfrentar problemas agravantes, ou seja, estar num leito de hospital”, salientou Eberson Saggioratto (Neco).

Texto e fotos: JM


 



bottom of page