top of page
  • Foto do escritorRedação JM

Primeiro caso de Dengue em Santa Bárbara

Primeiro caso de Dengue em Santa Bárbara do Sul, sexo masculino, na faixa etária dos 30 anos, que foi contraído fora do município, pois o mesmo viajou a lugares com transmissão da doença.

Se você apresentar os seguintes sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima: Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias. Dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira. Os sinais podem agravar, ocasionando o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar a pessoa ao choque grave e morte.

A forma de transmissão ocorre através do mosquito Aedes Aegypti, fêmea contaminada.

Use repelente e roupas de manga longa sempre que possível, mosquiteiro para as crianças e principalmente elimine os possíveis criadouros do Aedes Aegypti. Não deixe água acumulada em potes, baldes, piscinas de plásticos devem ser lavadas e guardadas. Um fator que chamou a atenção no município foi a grande quantidade de pessoas que guardam a água da chuva para reaproveitamento e se tornam criadouros do mosquito.

Pede-se que cada cidadão revise o seu pátio, receba os agentes de endemias que fazem as vistorias e orientam sobre a eliminação dos criadouros.

Até quarta-feira (03), às 9h, 06 pacientes estavam aguardando o resultado de exame para Dengue e 01 para Chikungunya.

Fonte e fotos: Márcia Raquel Baumgratz

Enfermeira Epidemiológica Coren/RS 198758


 



bottom of page