• Redação JM

Tudo parece estar perdido?

Existem situações que podem nos fazer perder o chão e nos levar a acreditar que a vida não tem sentido, que as coisas nunca darão certo. Porém, é exatamente quando tudo parece perdido que podem surgir grandes oportunidades de repensar, mudar e recomeçar. Essa é a desilusão que hoje estamos vendo no semblante de agricultores, pecuaristas e todos os responsáveis pela cadeia produtiva da região Noroeste gaúcha. Apesar disso, você é capaz de encontrar uma luz no final do túnel, mas precisa acreditar em si mesmo, porque é isso que fará com que encontre soluções em meio aos problemas.

Quando algo delicado acontece, como um ente querido que se vai, o cérebro tende a focar apenas naquela perda, deixando de lado todas as coisas boas que fazem parte da vida daquela pessoa. Então, nesses momentos, é preciso se esforçar e lembrar que a vida é mais importante que tudo no mundo. Existem muitas coisas que temos o poder de mudar, contudo, também há várias outras que fogem do nosso controle. Se você parar e analisar se pode ou não fazer algo a respeito, antes de desperdiçar suas energias se preocupando, certamente irá se poupar de vários dias de angústia. Entendo que falar parece bem mais simples do que fazer, porém, se realmente se esforçar, conseguirá se libertar desses pensamentos intrusivos que servem apenas para sofrermos.

Nem tudo o que nos aflige deu errado, muitas vezes o que aconteceu foi apenas que as nossas expectativas não foram atendidas. O elemento mais poderoso para resolver esse tipo de situação é o tempo, pois, através dele, temos a oportunidade de aprender a lidar com o inesperado e fazermos diversas descobertas incríveis.

Você que acha que tudo está perdido com a estiagem, esqueça, pois já faz parte do passado. Daqui para frente é recomeçar outra vez, quando menos esperar as coisas irão se encaixar novamente. Evite se culpar, se sentir incapaz, inferior, pois toda nossa rotina depende da natureza. Já imaginou se a vida de todas as pessoas fosse perfeita? As coisas boas se tornariam um padrão e deixariam de ter toda a magia que possuem hoje. Como diz um famoso provérbio, não há bem que sempre dure e nem mal que nunca se acabe. Desse modo, se atualmente estamos vivendo fase delicada, tenha a certeza de que irá passar.

Mesmo com toda a tecnologia moderna disponível para a produção agrícola, pecuária e cadeia produtiva, não são capazes de substituir as gotas preciosas que vêm das nuvens, ou seja, a chuva.

Quando a maré boa chegar, desfrute-a ao máximo, porque também não será eterna, afinal, assim é a vida. Não importa o que tenha perdido, pois continuará tendo o seu conhecimento, os seus valores, a sua força e as suas experiências para se recuperar.

Desejo a você, muita luz e força para seguir adiante.

A comunidade precisa de você!

Texto: João Sibirino

Adaptação: Jornal Minuano